Está com o nariz entupido? É comum utilizar descongestionante nasal para resolver o problema. No entanto, o problema mora no excesso do remédio. A prática frequente pode provocar o chamado efeito rebote, situação em que o nariz volta a ficar obstruído e estimula novas aplicações.
Os medicamentos contêm substâncias como oximetazolina e nafazolina e geralmente não devem ser utilizados por mais de três dias consecutivos, a menos que haja orientação médica. A utilização prolongada pode causar rinite medicamentosa, caracterizada pela inflamação da mucosa nasal e pelo agravamento da obstrução, segundo explica o otorrinolaringologista Dr. André Alencar.
“Esses medicamentos provocam a contração dos vasos sanguíneos da mucosa nasal, reduzindo temporariamente o inchaço e facilitando a respiração. Mas, quando utilizados de forma repetida e por períodos prolongados, podem causar o efeito contrário. O paciente volta a sentir o nariz entupido e acaba utilizando o produto com frequência cada vez maior”, explica o Dr. André Alencar, otorrinolaringologista e presidente da ABORL-CCF (Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial).
Com o uso repetido, a congestão pode voltar, incentivando novas aplicações e estabelecendo um ciclo de dependência do produto para respirar melhor.
Os descongestionantes estão disponíveis tanto em soluções aplicadas diretamente no nariz quanto em medicamentos orais, que podem fazer parte de fórmulas antigripais.
