Stephan Blum é pesquisador associado do Instituto de Pré-História, Proto-História e Arqueologia Medieval da Universidade de Tübingen, na Alemanha. O texto a seguir foi originalmente publicado no site The Conversation, que reúne artigos escritos por pesquisadores. Vale a visita.
Quando arqueólogos egípcios anunciaram a descoberta de uma “cidade dourada perdida” perto de Luxor, no Egito, em 2021, as manchetes explodiram em todo o mundo: Tesouro. Revelação. Um achado que só acontece uma vez a cada século.
Para os arqueólogos, no entanto, o aspecto mais notável não foi o ouro que ainda não havia dado as caras, mas a rapidez com que a história foi transformada em uma aventura. Anos de levantamentos, mapeamento estratigráfico e análise de cerâmicas quase não foram mencionados.
A arqueologia é uma das raras disciplinas em que a cultura popular não reflete simplesmente a compreensão do público, mas a produz ativamente. Muitas pessoas entram em contato com a arqueologia não por meio de relatórios de escavações ou catálogos de museus, mas por meio de um homem de chapéu fedora estalando um chicote em uma tumba iluminada por tochas.
Em minhas discussões sobre arqueologia e cultura popular na Universidade de Tübingen, isso fica imediatamente claro. Os alunos raramente chegam com expectativas moldadas por relatórios de sítios arqueológicos ou literatura especializada, eles chegam com “Indiana Jones”.
